Diocese de Votuporanga


Notícias Diocesanas
Ver matéria completa ...
Reunião da Pastoral Presbiteral é realizada nesta terça-feira (16/08)

Prevista no anuário diocesano, os padres representantes das cinco regiões pastorais participaram na manhã desta terça-feira (16/08), na Cúria Diocesana, da reunião Pastoral Presbiteral. 

O encontro foi presidido pelo coordenador diocesano dos Presbíteros Padre Adão dos Reis e vice-coordenador Padre Marcos Antônio, e contou com a participação do Padre Denival – representando a região de Buritama, Padre Jamil – representando a de Cosmorama, Padre Carlos Carneiro – representando Nhandeara, Padre Sérgio – representando Riolândia e Padre Michel – representando Votuporanga.

A reunião, realizada a cada dois meses, trata sobre as ações e atividades realizadas na Diocese de Votuporanga, relacionadas apenas aos Padres. Na pauta do dia, os sacerdotes avaliaram o retiro do clero realizado, celebração do dia de oração pela santificação do clero, confraternização pelo dia do Padre. Os presbíteros também discutiram sobre a participação no encontro de formação que ocorrerá em Jales no mês de setembro. 

Durante a reunião, houve ainda o planejamento para formações e momentos de espiritualidade do clero para o ano de 2023.

Ver matéria completa ...
4º Encontro de Coroinhas e Acólitos será no dia 28 de agosto

A Diocese de Votuporanga promoverá no dia 28 agosto o 4º Encontro Diocesano de Coroinhas e Acólitos. Com uma nova estrutura e proposta, o objetivo da ação é promover, capacitar e incentivar as crianças, adolescentes e jovens no serviço à Santa Igreja.

O encontro será das 8h às 12h, na Paróquia Santa Joana Princesa, localizada na rua Marcelino Pires Bueno, nº 2785, na zona Norte de Votuporanga. Todos devem levar as vestes litúrgicas e será necessários que os pais e/ou responsáveis preencham uma autorização para que os filhos participem do encontro. 

Para melhor organização, é necessário a confirmação de presença, sendo dos coroinhas e acólitos e a quantidade de adultos que acompanharão, tendo o limite de quatro adultos por grupo. A confirmação deve ser feita até o dia 22 de agosto na Secretaria da Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, por meio do telefone (17) 3421 3003, com a Rose.

Ver matéria completa ...
Dom Moacir celebra missa em ação de graças pelo Dia do Diácono

Em celebração ao Dia do Diácono e o martírio de São Lourenço, patrono dos Diáconos, o Bispo Dom Moacir Aparecido de Freitas presidiu, nesta quarta-feira (10/08), a missa em ação de graças.

 

Na Diocese de Votuporanga há três diáconos permanentes: Antônio Guerreiro Rodrigues, Lécio de Almeida Alves, Nilton Lemes do Prado. Além deles, também participaram da celebração eucarística os candidatos ao diaconato.

.

São Lourenço

Desde os primeiros séculos do cristianismo, São Lourenço é geralmente retratado como um jovem diácono vestido com a dalmática. Padroeiro dos diáconos, cozinheiros e bombeiros, São Lourenço oferece um extraordinário testemunho de amor a Cristo, marcado por sua solicitude pelos pobres, seu generoso serviço à Igreja de Roma e seu martírio: ele ajudava o Papa na celebração dos ritos, distribuía a Eucaristia e administrava bens e ofertas para suprir as necessidades dos pobres. É assim que o Papa Francisco recordou dele na audiência geral desta quarta-feira (10/08), na sua saudação aos peregrinos de língua italiana:

“Que a festa litúrgica de São Lourenço, diácono e mártir da Igreja de Roma, desperte em cada um de nós o desejo de testemunhar o Evangelho, sempre disponíveis para os pobres e os que se encontram em dificuldade”.

Ver matéria completa ...
Diocese de Votuporanga é representada em Assembleia Regional de Catequistas

De 05 a 07 de agosto, Padre Roberto Bocalete, Vanilda Silveira e Roberta do Prado Lima, representaram os catequistas da Diocese de Votuporanga na Assembleia Regional de Catequistas do Regional Sul 1 – CNBB.

 

O evento que ocorreu após dois anos, devido a pandemia, reuniu catequistas de todo o estado de São Paulo para refletirem sobre o tema: “A animação bíblica da vida e da pastoral, com o assessor Bruno Tamancoldi.

Ver matéria completa ...
Semana Nacional da Família tem início no dia 14 de agosto

A Diocese de Votuporanga realizará, através da Pastoral da Família, a Semana Nacional da Família. Com início no dia 14 de agosto, as atividades apresentam como tema central a reflexão da X Jornada Mundial das Famílias de 2022 em Roma: Amor familiar, vocação e caminho de santidade.

Diariamente, as igrejas discutirão temas criados a partir da reflexão. No dia 14, onde será celebrado também o dia dos pais, o tema de abertura será “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”. No dia 15 o tema será: “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”. No dia 16 a comunidade se reunirá para falar sobre “Felizes os que choram, porque serão consolados”. No dia 17, “Felizes a famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”. “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”, será o tema abordado no dia 18. Na sexta-feira (19/08), “Felizes os puros, porque verão a Deus”. 

O encerramento no sábado será na Catedral Nossa Senhora Aparecida em Votuporanga, às 19h, e trará o tema “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus”. Logo após a missa terá show com os Cantores de Deus na Concha Acústica.

Ver matéria completa ...
Diocese celebra Dia Nacional do Catequista com encontro no dia 21 de agosto

Com o objetivo de reconhecer a importância dos catequistas e valorizá-los pelo trabalho de evangelização que realizam, a Diocese de Votuporanga promoverá no dia 21 de agosto um encontro que terá como tema: “Ministério do catequista a serviço da iniciação à vida cristã e da missão”.

O evento será na Paróquia São João Batista em Gastão Vidigal, a partir das 7h15, com a assessoria da Irmã Rosangela Aparecida Fontoura. Terão momentos de reflexão, partilha e a celebração da Santa Missa.

Os participantes deverão confirmar presença até o dia 17 de agosto e colaborar com o valor de R$15, para as refeições que serão servidas.

Ver matéria completa ...
Coordenadores e Assessores dos quatro pilares se reúnem em preparação para reunião do CODIPA

Na manhã desta terça-feira (09/08), Dom Moacir Aparecido de Freitas, o coordenador Diocesano de Pastoral, padre Marcos Vinicius Rosa e coordenadores e assessores dos quatro pilares, sendo Pilar da Palavra, Pilar do Pão, Pilar da Caridade e Pilar da Ação Missionária se reuniram na Cúria Diocesana, para preparar o encontro do CODIPA – Conselho Diocesano de Pastoral, que será no próximo dia 20 de agosto.  

Ver matéria completa ...
Irmã Claudenice participa de reunião da Ação Missionária do RP2 representando a Diocese

No início do mês, a irmã Claudenice Ap. Sabadin participou da primeira reunião da Ação Missionária do RP2, na Cúria Diocesana em São José do Rio Preto, com o Bispo referencial, Dom Antonio Vilar. Também participaram do encontro, Padre Marcelo de Catanduva, Padre Pedro Silva de São José do Rio Preto,  Padre Zezinho de Jales, juntamente com o Mário coordenador da Ação Missionária da Paróquia São Francisco Xavier de Pereira Barreto, diocese de Jales.

A reunião foi solicitada por Dom Vilar para que pudesse tomar conhecimento da realidade atual da caminhada da Ação Missionária neste Regional da CNBB, para que Dom Vilar possa assessorar quanto a missão na Igreja.

Ver matéria completa ...
Manifesto contrariamente ao tombamento da nossa Catedral de Votuporanga-SP

Caríssimos, paz!!
Está em andamento o processo de tombamento da Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga, aberto e coordenado pelo COMDEPHAACT (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural, Turístico e Natural). Importante nosso manifesto contrário ao tombamento, pois o Acordo Brasil e Santa Sé, firmado na Cidade do Vaticano em 13 de novembro de 2008 e promulgado pelo decreto lei 7.107 de 11 de fevereiro de 2010, nos artigos 6 e 7, assegura que nenhum edifício cultural ou histórico, dependência ou objeto ao culto católico, pode ser demolido, ocupado, transportado... A Catedral já é considerada Patrimônio Cultural, portanto, já está protegida por lei. Lembramos, ainda, que o tombamento não é a única forma de proteção. Tanto é verdade que a Catedral sempre foi bem conservada, desde a sua construção até hoje, em pleno estado de funcionamento. Os bens da Igreja tombados no Brasil estão deteriorando, estragando, precisando de grandes reformas; e alguns até interditados, devido a burocracia e incompetência destes órgãos que não liberam as reformas em tempo oportuno, um verdadeiro descaso. Não queremos que isso venha acontecer com a nossa bela igreja, construída e conservada pela comunidade. O maior interesse em conservar a Catedral é da própria Igreja e da comunidade. Temos em anexo, no site e na plataforma, a impugnação contrária ao tombamento que pode ser lida na íntegra. Quando acessarem a plataforma, aparecerá um pedido de colaboração. Podem pular e apenas compartilhar. Faz parte da plataforma este pedido de colaboração. Verificam, com calma, se conseguiram deixar o voto. Importante também, assinarem a lista presente em cada paróquia, grupos, movimentos e pastorais. Segue link para assinatura.
Em oração e Comunhão.

Dom Moacir Aparecido de Freitas – Bispo de Votuporanga

Padre Gilmar Margotto – Administrador Paroquial

Imprima o abaixo assinado aqui

Abaixo assinado online - clique aqui

 

Ver matéria completa ...
Dom Moacir celebra a Crisma na Paróquia Santa Luzia em Votuporanga

A Paróquia Santa Luzia em Votuporanga realizou no sábado (30/07), a celebração para o Sacramento da Crisma de jovens e adultos. Aproximadamente 50 pessoas foram crismadas em celebração presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas, bispo diocesano de Votuporanga. 

Foram vários os encontros de catequese para que os jovens estivessem aptos a receber o Sacramento da Crisma. Dom Moacir acolheu a todos e salientou aos padrinhos e madrinhas, a responsabilidade que eles têm de ajudar os recém-crismados a serem adultos na fé e colaboradores do reino.

O Batismo, a Eucaristia e a Crisma são os três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica, sendo o último conhecido como Confirmação. É um dom especial do Espírito Santo, que nos foi prometido por Jesus. Assim como em Pentecostes o Espírito Santo desceu sobre os discípulos reunidos, assim acontece com os crismandos no dia em que recebem o sacramento da Crisma.

Ver matéria completa ...
Sacerdotes se reúnem para celebrar o Dia do Padre

No dia 04 de agosto comemora-se o dia do Padre. Os sacerdotes da Diocese de Votuporanga reuniram-se para celebrar a data nesta segunda-feira (01/08).

 

O encontro contou com momentos de oração, espiritualidade e foi servido o almoço. Além disso, houve um momento de descontração com entrega de prêmios dados pelos padres e paroquianos. Um dia de fraternidade presbiteral.

Ver matéria completa ...
Dom Moacir se reúne com Comissão Especial para o Sínodo para aprovação do relatório final

Na manhã desta quinta-feira (28/07), a Comissão Diocesana Especial para o Sínodo reuniu-se com Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo da Diocese de Votuporanga, para entrega e aprovação do relatório final do Sínodo.

 

Composta pelo Padre Roberto Bocalete – Chanceler da Cúria, Padre Marcos Vinícius Rosa – Coordenador Diocesano de Pastoral, pela secretária de Pastoral Angélica Alvarez Cândido e coordenadora da Pastoral Bíblico-Catequética Vanilda Silveira, a comissão analisou todas as respostas encaminhadas pelas 25 cidades que pertencem a Diocese.

 

O documento será encaminhado para a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil e posteriormente encaminhadas a Roma na conferência episcopal que ocorrerá em outubro de 2023, em Roma, Itália. Na fase sinodal da escuta, o Papa Francisco pediu a participação de todos os católicos para auxiliarem os bispos nas discussões sobre os rumos da Igreja.

 

Ver matéria completa ...
Dom Moacir celebra missa em ação de graças pelos 6 anos de criação da Diocese de Votuporanga

Lideranças religiosas se reuniram nessa quarta-feira (22/07) na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Votuporanga, para a celebração da Santa Missa em ação de graças pelos 6 anos da criação da Diocese de Votuporanga. 

Presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, na cerimônia religiosa houve a admissão entre os candidatos às ordens sacras do Seminarista Brenno Eugenio e instituição de Leitores e Acólitos dos Seminaristas Ancelmo José e Bruno Luiz.

A Diocese de Votuporanga foi criada pelo Papa Francisco no dia 20 de julho de 2016. Na mesma data, o Sumo Pontífice nomeou Dom Moacir Aparecido de Freitas como Bispo Diocesano. Com aproximadamente 230 mil fiéis, compõem a Diocese 25 cidades do noroeste paulista, sendo no total 31 paróquias.

Ver matéria completa ...
Pastoral Familiar Diocesana participa de encontro regional formativo

No último final de semana, agentes da Pastoral Familiar Diocesana de Votuporanga participaram do 1º Encontro Formativo em Defesa da Vida da Sub Região RPII, composto pelas Dioceses de Barretos, Catanduva, Jales, São José do Rio Preto e Votuporanga. 

O encontro, que teve como tema “Despertar pela defesa da vida”, foi realizado na Paróquia Santo Expedito, em São José do Rio Preto, onde foram abordados assuntos como: “O que é a defesa da vida?”, Paternidade e maternidade responsáveis, Cultura da morte, Suicídio – Desconstrução da personalidade humana e Método de ovulação Billings.

Além do momento formativo, houve a celebração da Santa Missa, momentos de oração e outros.

Ver matéria completa ...
Seminarista da Diocese participa de Congresso Missionário Nacional

O 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE) reuniu mais de 300 participantes em João Pessoa, na Paraíba. O evento foi realizado de 11 a 17 de julho, com a presença de seminaristas de 137 Dioceses do Brasil e seis congregações religiosas. A realização celebra o Ano Jubilar Missionário e é uma iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

Com o tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8), o seminarista Ancelmo José Lio representou a Diocese e a província eclesiásticas RP II, juntamente com os seminaristas Pedro Henrique Bueno, da Diocese de São José do Rio Preto e Luís Henrique Oliveira, da Diocese de Catanduva. Ancelmo, que está cursando o 3º ano de Teologia (etapa da Configuração), atualmente exerce a função de coordenador do COMISE de Votuporanga e secretário provincial do RP II. 

A programação do Congresso envolveu conferências, painéis temáticos, testemunhos missionários, oficinas, celebrações litúrgicas, passeio histórico-cultural, apresentações culturais e concluiu-se com uma ação missionária em diversas comunidades da Paraíba. O seminarista Ancelmo pôde conhecer a realidade da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Conde. A proposta da programação organizou-se na temática do reencontro, da contemplação, do discernimento, do agir e do envio do discípulo missionário.  

Em relação ao congresso, o seminarista destaca que a oportunidade foi reflexão e aprofundamento na dimensão missionária. “A Igreja é missão e não somos discípulos sem assumirmos a missionariedade que já existe em nós. Ao mesmo tempo, o impulso missionário reflete a nossa própria fé, pois Jesus Cristo nos convida ao anúncio, à evangelização. Logo, somos continuadores da missão de Jesus. Porém, torna-se fundamental a intimidade com o Cristo, pois ele é o centro, enquanto o Espírito Santo é o condutor.”

Entre os conferencistas, o Congresso contou com a presença do Pe. Dinh Nhue Nguyen OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma; Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada; Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo Diocesano, também marcou sua participação no Congresso, enviando um vídeo de estímulo aos seus participantes e destacando a oportunidade de aprofundamento da temática da missão ad gentes. Ao final do encontro, os seminaristas aprovaram e celebraram a Carta-Compromisso, que reflete as discussões realizadas ao longo da semana e assume o compromisso de viver “uma conversão pessoal, pastoral e estrutural que desperte maior consciência missionária”.

Ver matéria completa ...
Diocese de Votuporanga completa 6 anos de criação nesta quarta-feira (20/07)

Nesta quarta-feira (20/07), a comunidade católica está em festa com a celebração de 6 anos da criação da Diocese de Votuporanga. Nesta mesma data, comemora-se ainda, os seis anos de nomeação, pelo Papa Francisco, de Dom Moacir Aparecido de Freitas como primeiro Bispo Diocesano. Apesar da nomeação, Dom Moacir teve sua ordenação Episcopal em 11 de outubro de 2016 e foi apresentado à Diocese em 22 de outubro deste mesmo ano. 

Em ação de graças, nesta quarta-feira (20/07) será celebrada a Santa Missa presidida por Dom Moacir na Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 19h30. Durante a cerimônia religiosa haverá a admissão entre os candidatos às ordens sacras do Seminarista Brenno Eugenio e instituição de Leitores e Acólitos dos Seminaristas Ancelmo José e Bruno Luiz.
 
Compõem a Diocese de Votuporanga 25 cidades da região Noroeste Paulista. No total são 31 paróquias e duas Regiões Pastorais Diocesanas.
 
Região de Buritama:
- Buritama: Paróquia Nossa Senhora do Livramento
- Lourdes: Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Lourdes
- Monções: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
- Nova Luzitânia: Paróquia São Pedro
- Planalto: Paróquia Divino Espírito Santo
- Zacarias: Paróquia Senhor Bom Jesus
 
REGIÃO DE COSMORAMA:
- Álvares Florence: Paróquia São João Batista
- Cosmorama: Paróquia Santo Antônio de Pádua
- Tanabi: Paróquia São João Batista e São Cristóvão | Paróquia Nossa Senhora da Conceição
 
REGIÃO DE NHANDEARA:
- Floreal: Paróquia Senhor Bom Jesus
- Gastão Vidigal: Paróquia São João Batista
- Macaubal: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
- Magda: Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus
- Nhandeara: Paróquia São João Batista
- Sebastianópolis do Sul: Paróquia São Sebastião
 
REGIÃO DE RIOLÂNDIA:
- Américo de Campos: Paróquia São João Batista
- Cardoso: Paróquia São Sebastião
- Paulo de Faria: Paróquia Senhora Bom Jesus
- Pontes Gestal: Paróquia São Roberto Belarmino
- Riolândia: Paróquia Santo Antônio de Pádua
 
REGIÃO DE  VOTUPORANGA
-Parisi: Paróquia Nossa Senhora Aparecida
- Valentim Gentil: Paróquia São Sebastião
- Votuporanga: Catedral Nossa Senhora Aparecida | Paróquia Santa Joana Princesa | Paróquia Santa Luzia | Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima | Paróquia São Bento | Paróquia São Cristóvão | Paróquia Senhor Bom Jesus
- Região Pastoral Diocesana São Padre Pio de Pietrelcina
- Região Pastoral Diocesana Santo Expedito e Santo Antônio

Ver matéria completa ...
Dom Moacir e Padres da Diocese de Votuporanga participam de retiro anual

Entre os dias 11 e 15 de julho, Dom Moacir Aparecido de Freitas e os sacerdotes da Diocese de Votuporanga participam do retiro anual dos presbíteros em Águas de São Pedro, no seminário Santo Antônio. O encontro é realizado após dois anos, devido a pandemia causada pela Covid-19. Durante os quatro dias do evento, há momentos de oração, meditação e aprendizado conduzidos por Dom Ricardo Hoepers, bispo da Diocese de Rio Grande – RS.

O encontro sob responsabilidade do coordenador da Pastoral Presbiterial, Padre Adão dos Reis, realizado uma vez por ano, tem como tema: “Nos passos dos discípulos”.  Com isso, a cada dia é abordado um tema de aprofundamento e reflexão sobre o ministério e a vida sacerdotal. 

“O Retiro é um tempo para cada um iluminar com a fé decisões pessoais em projeto ou já tomadas. São Paulo nos garante: nossos “cansaços e trabalhos não são inúteis no Senhor (1Cor 15,58). A graça que o Retiro é, pressupõe a natureza para redimi-la. É uma ajuda. Não a sufoca. Não a nega. Pelo contrário, a reafirma”, explica Dom Moacir.

Ver matéria completa ...
Encontro Diocesano de animação bíblica e querigmática será no dia 24 de julho

Complementando as semanas de iniciação à vida cristã, a Diocese de Votuporanga promoverá o encontro diocesano de animação bíblica e querigmática. O evento será realizado no dia 24 de julho na Paróquia Santa Luzia em Votuporanga, tendo como horário de início às 7h30.

 

De acordo com o Assessor do Pilar da Palavra, Padre Roberto Bocalete, o encontro coroa os dois momentos do Plano Diocesano de Pastoral, sendo em 2021 estudado o tema: “A Palavra de Deus como fonte de estudo, oração, celebração e ação” e em 2022: “O Querigma – Anúncio da pessoa de Jesus”, com um grande encontro de formação bíblica e aprofundamento nos temas.

 

O encontro diocesano será conduzido pela Irmã Maria Aparecida Barbosa – membro do GREBICAT-CNBB, ex-assessora nacional da Dimensão Bíblico-Catequética, doutoranda em ciências Bíblicas, atuante nas Comissões de Iniciação à vida cristã e catequese na Arquidiocese de Porto Alegre.

 

Podem participar padres, diáconos, seminaristas, religiosas, coordenadores paroquiais, agentes de pastoral, catequistas. Para organização, é necessário confirmar o número de participantes da paróquia até o dia 20 de julho com a Angélica – secretária de Pastoral, na Cúria Diocesana. É solicitado ainda a colaboração de R$20 por pessoa.

Ver matéria completa ...
Diocese de Votuporanga promoverá 1º Encontro de Comunicação no dia 30 de julho

A Diocese de Votuporanga se prepara para o 1º Encontro de Comunicação. Destinado aos padres, diáconos, religiosas, coordenadores de CPP e agentes da Pastoral da Comunicação, o evento será no dia 30 de julho de 2022, das 14h30 às 17h30, no Anfiteatro da Paróquia Santa Luzia, em Votuporanga.

 

Na programação, a oração inicial às 14h30 será conduzida pelo Padre Roberto Bocalete – Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação. Haverá bate-papos sobre “A importância da comunicação para a igreja e orientações para publicações de textos e fotos" com a jornalista Stephani Barbará – Assessora de Comunicação da Diocese de Votuporanga e “Noções básicas da Lei de Proteção de Dados Pessoais” com André Luiz Ferraz Grattão – Setor Administrativo da Diocese de Votuporanga.

 

Para participação, é necessário confirmar presença até o dia 27 de julho na Cúria diocesana com a Angélica – secretária diocesana de Pastoral.

Ver matéria completa ...
Comissão Especial para o Sínodo se reúne para fase final de escuta

Na manhã desta quinta-feira (07/07), a Comissão Diocesana Especial para o Sínodo, composta pelo Padre Roberto Bocalete – Chanceler da Cúria, Padre Marcos Vinícius Rosa – Coordenador Diocesano de Pastoral, pela secretária de Pastoral Angélica Alvarez Cândido e coordenadora da Pastoral Bíblica Catequética Vanilda Silveira, se reuniu na Cúria para a fase final do processo de escuta a nível Diocesano.

 

Sínodo é caminhar juntos. Na fase sinodal 2021/2023, o Papa Francisco quer a participação de todos os católicos para auxiliarem os bispos nas discussões sobre os rumos da Igreja.

 

As experiências e respostas serão sintetizadas em documentos pela Comissão Diocesana Especial para o Sínodo e transmitidas à conferência episcopal que ocorrerá em outubro de 2023, em Roma, Itália.

 

Clique aqui para ver mais Matérias