Diocese de Votuporanga


Agenda Diocesana
Ver matéria completa ...
Terceira live formativa - Mês Missionário
Dia: 25/10/2021 às 20:11
Local:

Acontecerá no dia 25 de outubro, às 20h, a terceira live formativa do COMIDI, sobre o Mês Missionário.
Tema: Desafios contemporâneos e fundamentos trinitários da missão.

Haverá a participação dos seminaristas Ancelmo José e Rogério Batista.

Todos podem participar. Somos todos discípulos missionários.

Ver matéria completa ...
3º DESPERTA JOVEM - DNJ
Dia: 07/11/2021 às 08:11
Local: Paróquia São Cristóvão

O terceiro Desperta Jovem - DNJ da região de Votuporanga - acontecerá no dia 7 de novembro de 2021, das 7h30 às 12h30, na Paróquia São Cristóvão.

Tema: "Que sejam um". Jo 17,21

Haverá Santa Missa, adoração, praça de alimentação, música, animação, pregação, com as presenças confirmadas de Pe. Alexandre, Seminarista Ancelmo, Seminarista Rogério, Guilherme Poloni, Vanessa Araújo e Inara Yumi.

Todas as normas de prevenção contra a covid-19 serão seguidas.

Ver matéria completa ...
Ciclo de Estudos da Amoris Laetitia - Capítulos 6 e 8
Dia: 27/10/2021 às 20:11
Local:

No dia 27 de outubro acontecerá a última live do ciclo de estudos da exortação apostólica pós sinodal  do Papa Francisco, Amoris Laetitia, sobre o amor na família.

Haverá a participação de Dom Moacir, bispo diocesano, e do Pe. Marcos Vinícius, da Paróquia São Sebastião, de Valentim Gentil, e coordenador diocesano de pastoral.

O estudo será sobre os capítulos 6 e 8.

Todos podem participar, padres e leigos.

Ver matéria completa ...
COMISSÕES DA CNBB PREPARAM CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS.
Dia: 25/07/2021 às 00:11
Local:

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover uma semana de celebrações para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, serão promovidos momentos para destacar a importância e a valorização dos idosos na Igreja Católica. O 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi convocado pelo Papa Francisco para o próximo dia 25 de julho.

A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives serão transmitidas, entre os dias 19 e 25 de julho pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube.

Programação

No primeiro dia (19), às 20h, a Pastoral Familiar vai abordar a sua prática de cuidado e atenção em relação aos idosos. O doutor em educação e pesquisador sobre o tema do envelhecimento humano Eduardo Shmitz e o Dr. João Batista Filho, da Comissão de Bioética, farão parte da discussão.

A Pastoral Juvenil, no dia 21 de julho, também às 20h, vai apresentar entrevistas de jovens com pessoas idosas e avós.

A terceira live, programada para o dia 23, será conduzida pela Pastoral da Pessoa Idosa. A irmã Terezinha Tortelli, coordenadora de relações institucionais, vai comentar sobre a importância da valorização e o respeito para com as pessoas idosas. Ela também vai apresentar a forma de trabalho que vem sendo executado em todo Brasil.

No sábado, dia 24, o tema será pauta do programa de rádio “Fé em Debate”, com o Pe. Reginaldo Manzotti, que vai trazer experiências variadas relacionadas aos idosos, às famílias e aos jovens. Por fim, no domingo (25), Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, será transmitida uma missa pela TV Evangelizar para todo o país. Ela será presidida pelo arcebispo metropolitano de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo, referencial da Pastoral da Pessoa Idosa.

Dia Mundial dos Avós

Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.

Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.

Indulgências e Mensagem do Papa Francisco

Os avós, idosos e todos os fiéis que participarem do Dia Mundial dos Avós poderão receber indulgências plenárias, de acordo com o decreto da Penitenciaria Apostólica. O documento ressalta ainda as condições habituais para receber as indulgências: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

A indulgência também será concedida nesse dia àqueles que visitarem, real ou virtualmente, idosos necessitados ou em dificuldade. Da mesma forma, estende-se aos idosos doentes e todos que estiverem impossibilitados de sair de casa por motivo grave e se unirem espiritualmente à data (pela televisão, rádio ou por outros meios de comunicação). As indulgências também poderão ser aplicadas em sufrágio das almas do Purgatório. O Vaticano também publicou a mensagem do Papa Francisco para a ocasião.

Fonte: Site da CNBB

 

Ver matéria completa ...
Horários das Missas na Catedral neste final de semana. Hoje, sexta-feira, às 19h.
Dia: 27/06/2021 às 17:11
Local: Catedral

Horários das Missas neste final de semana, na Catedral Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga:

Sexta-feira, dia 25/06 - 19 h 
Sábado, dia 26/06 - 17h30
Domingo, dia 27/06 - 7h30 - 10 h e 17h30. 
 

Ver matéria completa ...
Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe 2021
Dia: 26/11/2021 às 21:12
Local:

 

PDF do documento

A Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe quer relembrar o que aconteceu na V Conferência Geral de Aparecida, e contemplar contemplativamente nossa realidade com seus desafios, reacenderemos nosso compromisso pastoral para que, em Jesus Cristo, nossos povos têm uma vida plena e em novos caminhos .

“Todos somos discípulos missionários em saída” é o lema que nos convoca, em comunhão com o Papa Francisco, a empreender um itinerário participativo para discernir os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais da Igreja na América Latina e no Caribe, no contexto atual, enquanto faremos memória da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano realizada em Aparecida (Brasil), em 2007.

Obrigatório ao seu carácter sinodal,  a realização desta Assembleia Eclesial - entre 21 e 28 de novembro de 2021, na Cidade do México  - assim como o seu processo de escuta do Povo de Deus, o seu itinerário espiritual e a sua posterior implementação, marcarão um marco no caminhar dos discípulos missionários do nosso continente. Leigos e leigas, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, sacerdotes, bispos, cardeais e pessoas de boa vontade, farão parte deste grande evento eclesial, sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina e do Caribe, à medida que nos aproximamos da celebração do 500º aniversário do Evento Guadalupano e do 2000º aniversário da nossa Redenção (2031 + 2033).

Será uma experiência de escuta, diálogo e encontro, à luz da Palavra de Deus, do Documento de Aparecida e do Magistério do Papa Francisco, para contemplar a realidade dos nossos povos, para aprofundar os desafios do continente no contexto da pandemia da Covid-19 , para reacender o nosso compromisso pastoral e para procurar novos caminhos para que todos nós possamos ter vida em abundância.

Processo de Escuta

Este  processo de escuta , desde uma perspectiva sinodal, será a base do nosso discernimento e nos iluminará para orientar os passos futuros que, como Igreja da região e como CELAM, devemos dar ao acompanhamento Jesus hoje encarnado no meio. do povo, no seu “Sensus fidei” que é o seu sentido de fé. Esta escuta prevista previamente entre os meses de abril e julho, foi prolongada até o dia 30 do mês de agosto deste ano de 2021 , por isso pedimos-vos que estais atentos e peçamos a participação dos vossos órgãos eclesiais de referência.

 

Informações

Acesse os Documentos:  https://assembleiaeclesial.com.br/

Site oficial:  https://asambleaeclesial.lat/

Facebook:  https://www.facebook.com/asambleaeclesial

Youtube:  Celam TV

Instagram:  https://www.instagram.com/asambleaeclesial/

 

 

 

Fonte:  Comitê de Informação Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Ver matéria completa ...
Jubileu de Prata
Dia: 27/01/2020 às 17:11
Local: Catedral

Ver matéria completa ...
Catedral celebrará Missa pelos Enfermos nesta quarta-feira
Dia: 17/07/2019 às 15:11
Local: Catedral

Esta missa é celebrada anualmente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no mês de julho

Nesta quarta feira, 17 de julho, será celebrada uma missa especial pelos enfermos às 15h na Sé Catedral. Nesta celebração, os doentes do corpo e da alma receberão o sacramento da Unção dos Enfermos. Esta missa é celebrada anualmente na Paróquia Nossa Senhora Aparecida no mês de julho, nas proximidades da Festa de São Camilo de Lélis (14 de julho), santo protetor dos doentes. 
É momento de gesto concreto também, pois pede-se às pessoas sãs que dediquem o horário da celebração para levarem os doentes até a Igreja, principalmente aqueles enfermos que não podem se locomoverem sozinhos. Para os sadios é momento também de agradecer a Deus por sua saúde e rezarem por todos os enfermos. 

História de São Camilo de Lélis
Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes. 
Porém, ele deu um ‘sim’ ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido ao seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus. 
Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos ‘Camilianos’. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri. 
Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do Crucificado. São Camilo partiu para o céu em 1614.

Ver matéria completa ...
Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima promove tradicional porcada
Dia: 21/07/2019 às 11:11
Local: Salão Paroquial

Evento acontecerá no dia 21 de julho, das 11h30 às 14h, no Salão Paroquial; ingressos estão sendo vendidos por apenas R$ 25

A Paróquia São Benedito e Nossa Senhora de Fátima, de Votuporanga, realizará nesse mês de julho sua tradicional porcada. O evento, que já chegou na 18ª edição, tem como finalidade arrecadar recursos para a manutenção dos serviços da comunidade, que abrange toda a região sul da cidade. 

A 18ª porcada acontecerá no dia 21, das 11h30 às 14h, no Salão Paroquial. Os ingressos estão sendo vendidos por apenas R$ 25, mas é preciso adquiri-los com antecedência, pois são limitados, lembrando que crianças menores de oito anos não pagam. O cardápio conta com arroz, feijão, carne, linguiça, torresmo, mandioca, farofa e salada. 

O padre da comunidade, Joaquim Tadeu Ferraz de Andrade, convida a todos para participarem do evento. “Tudo está sendo preparado com muito carinho para acolhermos àqueles que puderem almoçar conosco, num momento de partilha, confraternização e unidade em prol de recursos para os serviços da Paróquia e das Capelas pertencentes ao nosso território”. Padre Joaquim Tadeu aproveita para agradecer os voluntários que estão envolvidos na organização da porcada. “A nossa gratidão a cada equipe que vem se articulando com o único objetivo que é ajudar a nossa comunidade.”

O Salão Paroquial fica na rua Nelciades de Oliveira, 2468, Parque Guarani. Mais informações na secretaria, que fica no mesmo endereço ou pelo telefone (17) 3421-3003.

Ver matéria completa ...
Padre Nino presidirá Missa na Catedral no dia 28/07
Dia: 28/07/2019 às 10:11
Local: Catedral

No último domingo de julho, dia 28, o Padre Nino Carta presidirá a Santa Missa na Sé Catedral às 10h. Padre Nino atualmente atua na Paróquia Santa Anastácia na cidade italiana de Budusò, na Ilha de Sardenha, e está no Brasil para curtir alguns dias de férias, rever os amigos e também para coordenar o Retiro Anual da Associação de Leigos Consagrados Comunhão e Missão. Esta associação foi fundada por ele em 1982 e está presente nas cidades de Mirassol, Rio Preto, Caraguatatuba, Ubatuba, Votuporanga, Palmares Paulista e Budusò (Itália). 


Nascido Pietro Saturnino Carta na Itália, padre Nino como é carinhosamente chamado, foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1963. O sacerdote italiano esteve à frente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida entre os anos de 1983 e 1991, sendo o primeiro pároco após a saída dos freis capuchinhos. Nos quase 8 anos em que esteve em Votuporanga, Padre Nino, italiano de nascença, mas brasileiro de coração, cativou os fiéis votuporanguenses que lotavam a Igreja Matriz para ouvir as homilias e as músicas cantadas e tocadas pelo sacerdote. 

Padre Nino Carta foi um grande incentivador das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base),dividindo o território paroquial em pequenas comunidades de forma a levar a Igreja mais perto das casas dos fiéis. Preocupado com a juventude, criou a Pastoral do Menor. Grande comunicador, deu início as transmissões do programa de rádio “Bondade é Notícia” e da Santa Missa dominical na TV. Apaixonado pelo futebol, a exemplo do frei Arnaldo, padre Nino não perdia um jogo da Votuporanguense. Visando o despertar vocacional de muitos jovens, o sacerdote criou um seminário paroquial, sendo uma etapa de amadurecimento antes da ida dos vocacionados para o seminário diocesano. Esta experiência deu a Igreja novos padres, como o padre Gilmar Margotto, Jair de Marchi, Leonel, Leonildo, entre outros. O nome da Livraria Católica votuporanguense “Mamma Pasqua” é uma homenagem à mãe do padre Nino.

 

fonte: Pascom Catedral N. S. Aparecida 

Ver matéria completa ...
Arrasta Fé fará parte das festividades dos 137 anos de Tanabi
Dia: 29/06/2019 às 21:12
Local: Tanabi

A comunidade Colo de Deus será principal a atração do evento deste ano

Por Júnior Nascimento

O evento que é tradição e faz parte do calendário de festividade de Tanabi, o ARRASTA FÉ, chega a sua oitava edição no ano de 2019 com a presença, já confirmada, da comunidade Colo de Deus. O show de evangelização acontecerá no dia 29 de junho e fará parte do cronograma de atividades em comemoração aos 137 anos do município.

Com uma linguagem clara e objetiva, o ARRASTA FÉ que desde 2011 traz consigo uma metodologia de evangelização com artistas católicos consagrados no meio gospel. Sempre com excelência, hoje colhe seus frutos, e se destaca em toda a região noroeste paulista, pelo sucesso que alcançou.

Organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, conta com a colaboração da Paróquia São João Batista e São Cristóvão ambas de Tanabi e tem apoio da Prefeitura Municipal para a realização da festa.

Segundo os organizadores, esta edição será marcada pela presença de um ministério de música “jovem” e que cada vez mais ganha destaque nas músicas católicas. “Após muitos esforços, viabilizamos a participação da Colo de Deus, que nos ajudará a vivenciar esse momento de fé, já que este é o objetivo da comunidade: anunciar o nome de Jesus Cristo pelas nações”, pontuou Miler Veiga, membro da comissão. O ARRASTA FÉ busca, a cada ano, superar na contratação de artistas que se destacam na evangelização através das canções de adoração.

A expectativa é de que o ARRASTA FÉ atraia a presença maciça de moradores de Tanabi, bem como de um público vindo das cidades vizinhas.

Ver matéria completa ...
Escola Diocesana de Liturgia II Módulo
Dia: 31/05/2019 às 21:12
Local:

Ver matéria completa ...
Romaria Nacional à Aparecida
Dia: 31/05/2019 às 21:12
Local: Aparecida-SP

Ver matéria completa ...
11ª Peregrinação Nacional da Família
Dia: 26/05/2019 às 21:12
Local: Aparecida-SP

Ver matéria completa ...
COMIPA
Dia: 25/05/2019 às 21:12
Local: Paróquia Santa Joana Princesa nos Setores

Ver matéria completa ...
Encontro de Formação Permanente do Clero
Dia: 21/05/2019 às 21:12
Local: Jales

Ver matéria completa ...
Reunião do Setor Votuporanga com as Áreas
Dia: 18/05/2019 às 14:11
Local: Capela São José Votuporanga

Ver matéria completa ...
Reunião Setor Juventude Articulação da "Missão Jovem"- Fornação dos Participantes
Dia: 18/05/2019 às 14:11
Local: Capela Santo Antônio Votuporanga

Ver matéria completa ...
COMIPA
Dia: 18/05/2019 às 21:12
Local: Paróquia Santa Luzia Nos Setores

Ver matéria completa ...
Reunião Equipe Ampliada COMIRE na OCM COMIRE SUL 1 CNBB
Dia: 13/05/2019 às 09:11
Local:

Clique aqui para ver mais Matérias